POR QUE ESTE BLOG ?

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Bem-vindos ao blog do Coletivo Psicodélico!Aqui vocês podem acompanhar um pouco dos nossos trabalhos experimentais voltados para as diversas vertentes que permeiam as Artes Visuais,discutindo,refletindo, questionando, e trocando idéias entre os produtores do ramo,apreciadores e aqueles que tem afinidade com o mesmo,podendo trocar idéias baseadas em obras desenvolvidas dentro da vídeoarte, performance, fotografia e instalação, e o que tem predominado no blog: Os escritos cotidianos... Sintam-se á vontade para criticar e sugerir, estamos aqui pra isso, e somos assim, eternas aprendizes. Abraços de Emmi Barbosa, Fiama Glíssia e MAPIGE, as pisicodélicas que fazem parte desse coletivo.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exposição “Demarcações” – Grupo Imazônia (AP)

No dia 05 de Agosto de 2011, o Coletivo Psicodélico, junto à turma 2009 de Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá, esteve presente na venissage da exposição ‘Demarcações’, produzida pelo grupo artístico Imazônia (formado por Adalto, Iasaias Brito, Jorro, Mapige, Ronne Dias, Roque Brandão...), tendo como espaço a Galeria Antônio Munhoz Lopes, localizada no Sesc Araxá.
 Os artistas desenvolveram pesquisas e produziram baseados na ECOARTE, que tem como função reaproveitar materiais da natureza, trazendo uma reflexão acerca da reutilização dos mesmos, sendo de grande importância para o meio ambiente e para a arte em si. O que gera múltiplos debates em torno da situação local e global, preocupando-se de certa forma com as forças e os materias naturais, abrindo-nos novas possibilidades do co-existir e contribui muitas vezes para a alteração dos comportamentos da socidade. Colocando-se de forma a recorrer aos meios simbólicos, pois os artistas colocam obras diferenciadas para os espectadores, no que podemos chamar de instalações, falafitas (casas de madeira, construídas de formas humíldes em espaços alagados); os materiais que foram utilizados são bem simples e comuns em nosso cotidiano, vão de pratos de isopor, palitinhos, ripas de madeira, produtos recicláveis e caixas de papelão, remetendo-nos até as instalações elétricas vistas em alguns pontos de Macapá.
            Nota-se que são objetos que se encontram facilmente em qualquer lugar, mas que a maioria das pessoas acaba jogando no lixo, sem preocupação alguma, totalmente diferente da visão destes artistas, que modelam, transformam, dando novas formas e significados a estes elementos, atribuindo-lhes uma beleza que faz com que o observador fique se questionando: “Isso é mesmo de papelão?”. A riqueza de detalhes é extremamente fascinante, e que a nosso ver cria originalidade e maior proximidade do real. Pois nesta exposição os visitantes podiam ser os criativos da vez, havendo dois espaços intitulados “Faça o seu”, disponibilizados com alguns materiais, sendo de livre e espontâneo acesso a quem quisesse utilizá-los, o que despertou grande interesse em muitas pessoas; como o Coletivo Psicodélico não podia estar de fora, metemos as mãos na massa!  Intervindo no meio, transpondo e participando através dos materiais cedidos pelo grupo, como cola colorida, tesoura, papelão e outros... O que nos ajudou a ter uma maior relação com a obra de arte exposta.







 Grupo Imazônia na abertura da exposição "Demarcações"










 Observando...





Coletivo Psicodélico  e Grupo Imazônia


Mão na massa...





 Espectadores prestigiando...


obras de Fiama e Emi  rsrs


* Fiama e Emi


Nenhum comentário:

Postar um comentário