Série: Delicada reticência
Autoria: Emi Barbosa
Categoria: fotografia
Técnica: zoom/edição
Ano: 2013
Sobre: Aborda a questão da memória aliada ao ato fotográfico. São fotos de objetos que foram editadas na própria câmera (Samsung), e que se tornam completamente fantasiosas, ganhando formas diversas.
A série discute o fato de que onde quer que as pessoas tenham ido, sentem a grande necessidade de fotografar, registrar, seja com uma câmera ou celular, para que possam recordar, lembrar daqueles momentos, e na memória restam apenas rabiscos de lembranças vagas, e é justamente por isso que as fotos foram editadas, pois é praticamente impossível de lembrar quais os elementos retratados e é então que surge a delicada reticência.
A riqueza do trabalho está na desconstrução da imagem verdadeira, e o espectador, por sua vez, irá diretamente associar a algo que faz parte do seu cotidiano ou algo que já tenha visto. Houve uma busca por um mesmo tom na maioria das fotos, baseado na paixão de Jacques Tati pelo cinza; Tati aplicava suas ideias com o cinza puro em seus filmes para o cinema e Emi Barbosa adaptou umas pitadas nesta série fotográfica.
Por Emi Barbosa