POR QUE ESTE BLOG ?

Minha foto
Macapá, Amapá, Brazil
Bem-vindos ao blog do Coletivo Psicodélico!Aqui vocês podem acompanhar um pouco dos nossos trabalhos experimentais voltados para as diversas vertentes que permeiam as Artes Visuais,discutindo,refletindo, questionando, e trocando idéias entre os produtores do ramo,apreciadores e aqueles que tem afinidade com o mesmo,podendo trocar idéias baseadas em obras desenvolvidas dentro da vídeoarte, performance, fotografia e instalação, e o que tem predominado no blog: Os escritos cotidianos... Sintam-se á vontade para criticar e sugerir, estamos aqui pra isso, e somos assim, eternas aprendizes. Abraços de Emmi Barbosa, Fiama Glíssia e MAPIGE, as pisicodélicas que fazem parte desse coletivo.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Homenagem a Paul Gauguin

Acima uma de suas obras "Duas Jovens taitianas com flores de manga"  
Aqui uma obra que fez muito sucesso no Coletivo Psicodélico, um salve para Paul Gauguin!!! 
Como o seu amigo Van Gogh, Paul Gauguin pinta a natureza tal como ele a sente. É um pintor desligado do impressionismo. Na sua obra, a forma já não se sujeita à cor. O seu intenso cromatismo afasta-o de qualquer limitação naturalista; aplica as cores em amplas superfícies de contornos definidos.   
"Quando a tua mão direita estiver hábil, pinta com a esquerda; quando a esquerda ficar hábil, pinta com os pés." Essa frase só poderia ser de Gauguin, um dos principais pintores do pós-impressionismo, que exerceu profunda influência em toda a arte moderna voltada para o exótico e o primitivo.
A partir desta obra, fizemos uma releitura baseada no tema culturas híbridas,  e realizamos uma performance na sala de aula...


Foi a primeira experiência em performance, onde a partir da obra de Gauguin acrescentamos características da arte contemporânea, mostrando traços culturais, sendo que o maior objetivo era mostrar que somos todos híbridos, sendo que nos construimos dependendo um do outro. Á primeira vista a obra causou impacto pela amostra dos seios, assim como na pintura, Gauguin tinha uma certa paixão pelas nativas, e é exatamente o que percebemos em suas obras, e em nossa releitura não podiam faltar esses traços femininos que por ele eram fortemente representados. Então fica aqui nossa homenagem á Paul Gauguin, um dos nossos incentivadores na arte performática.

Saturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário